OUTONO NA SERRA GAÚCHA: TUDO SOBRE A ESTAÇÃO MAIS CHARMOSA DO ANO

Esqueça o sol escaldante do verão e o frio congelante do inverno… que tal mergulhar nas belezas da Serra Gaúcha durante a estação mais charmosa do ano, o outono? É nessa estação que os tons dourado e alaranjado tomam conta da paisagem, e a Serra Gaúcha fica ainda mais linda, com um ar europeu. Além disso, com as temperaturas caindo (mas ainda amenas), os passeios ao ar livre ficam mais agradáveis, e os preços são mais atrativos do que no inverno.

Quer mais dicas? Continue a leitura e descubra como aproveitar ao máximo o outono na Serra Gaúcha, onde refeições saborosas e mesa farta combinam com roteiros que vão do romântico à imersão completa na natureza.

Quando ir?

A Serra Gaúcha possui atrativos em todas as estações, mas no outono ela ganha um charme único. Se você prefere um clima mais quente, março e abril são ideais. Durante o dia, faz um calorzinho gostoso e, no início da manhã e à noite, as temperaturas caem. Se você ama o frio, maio e junho são perfeitos, com temperaturas mais baixas e alguns dias com neblina.     

O que vestir?

Antes de mais nada, vale ressaltar: a Serra Gaúcha é uma região de contrastes, onde pode-se ter as quatro estações do ano em um só dia. Mas, de maneira geral, o outono é uma estação intermediária… por isso opte por roupas de meia estação. Não esqueça as botas, calças, blusas de tricô, cachecóis, gorro e, claro, um belo casaco de frio.

Que cidades visitar?

Embora a Serra Gaúcha seja o endereço de lugares como as famosas cidades de Bento Gonçalves, Canela e Gramado, o destino tem muitos outros lugares para àqueles que a escolhem como roteiro de férias. Acredite: vale a pena explorar outros municípios e mergulhar na cultura, principalmente italiana e alemã, que as pequenas cidades têm a oferecer. Municípios como Antônio Prado, Garibaldi e Carlos Barbosa (na região da Uva e do Vinho), Nova Petrópolis e São Francisco de Paula (na região das Hortênsias) e Bom Jesus e São José dos Ausentes (na região dos Campos de Cima da Serra) são ótimas opções para incluir em seu roteiro outonal.

Quais são os passeios imperdíveis?

Muitos passeios são essenciais ao visitar a Serra Gaúcha no outono. E prepare a câmera, porque as paisagens são de tirar o fôlego e vão render ótimas fotos e lembranças memoráveis. Vamos listar aqui alguns… mas a Serra Gaúcha tem muito a oferecer!

Bento Gonçalves: na cidade que é reconhecida pelos vinhos, percorra as vinícolas do Vale dos Vinhedos e escolha a sua preferida (ou mais que uma, é claro) para fazer uma degustação. O jardim da vinícola Miolo e seu entorno fica ainda mais incrível durante o outono na Serra Gaúcha… aproveite para fazer um piquenique e tirar ótimas fotos. Se você ama cultura, não deixe de percorrer o roteiro Caminhos de Pedra, com várias casas centenárias, como a do Parque da Ovelha, onde você poderá ter contato com as ovelhas e conhecer a rotina de uma fazenda de ovinos leiteiros. Uma boa dica também é aprender sobre a imigração italiana no Parque Cultural Epopeia Italiana, que fica no centro de Bento Gonçalves, e fazer um passeio de Maria Fumaça (uma locomotiva a vapor) que vai de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa, com música, dança, comes e bebes ao longo do caminho.

Carlos Barbosa: visite a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus, bem como a Igreja São Rafael e a Paróquia Nossa Senhora das Graças. Vale a pena também conferir a revitalização da antiga estação ferroviária, onde hoje há parquinho, espaço para a prática de esportes, bancos e até um anfiteatro.

Garibaldi: a dica é visitar as principais vinícolas da cidade, como Peterlongo e Garibaldi, assim como a fábrica da Chandon. Conhecer a estação ferroviária (e embarcar em um passeio de Maria Fumaça, caso não tenha feito este passeio em Bento Gonçalves),  admirar a fachada impressionante da Igreja Matriz São Pedro e ver a maior taça de espumante do mundo na Vidraria Madelustre também são ótimas pedidas.

Nova Petrópolis: pertinho de Gramado, esta cidade tipicamente alemã, onde você precisa visitar o Parque Aldeia do Imigrante, um grande e tranquilo parque bem no centro da cidade. Também no centro, perca-se no Labirinto Verde e descubra as lojinhas e bancas de artesanato da Rua Coberta. Se você busca tranquilidade, visite o Esculturas Parque Pedras do Silêncio, na estrada que liga Nova Petrópolis a Gramado.

São José dos Ausentes: cidade com um dos climas mais frios do Rio Grande do Sul. Nela, você pode conhecer o Pico Monte Negro, o mais alto do estado, e ir até a Pousada Potreirinhos para conferir o desnível dos rios Divisa e Silveira, que correm lado a lado, mas em direções contrárias. Outra dica imperdível é admirar a vista dos diversos cânions, como o Boa Vista, o Amola Faca e o Rocinha, além de visitar a Cachoeira das Setes Mulheres (que leva esse nome por ter sido cenário da minissérie global).

Antônio Prado: Possui o maior acervo arquitetônico da imigração italiana no Brasil: são 48 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Localizadas na área central da cidade, as casas convidam os visitantes a um passeio pela história. A beleza das construções e seus detalhes como os lambrequins (enfeites dos beirais das casas entalhados em madeira) encantam observadores e estudiosos constituindo uma verdadeira viagem no tempo por meio da cultura. A religiosidade também compõe o cenário cultural, visite o Centro Histórico e deslumbre-se com a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. A Gruta Natural, as escadarias, as capelas, os capiteis. Há profusa riqueza religiosa a ser contemplada, independentemente da crença religiosa do turista!

Além dos atrativos culturais o município de Antônio Prado conta também com uma bela paisagem formada por lindos vales que rodeiam a cidade, como o Vale do Rio das Antas e o Vale do Rio da Prata. Imersos nestes belos vales, é possível encontrar um conjunto de cascatas e grutas naturais. As Cascatas da Usina são uma ótima pedida para dias um pouco mais quentes e para quem ama a natureza.

O que comer?

Uma coisa é certa: se você não dispensa uma maravilhosa gastronomia, vai se apaixonar por esta região, onde a mesa farta é uma tradição. Seja em cidades com colonização alemã ou italiana, são inúmeros e excelentes restaurantes servindo rodízios que incluem galeto, polenta, massas, sopas, saladas e sobremesas, além dos tradicionais fondue e churrascarias. Não deixe de deleitar-se em, pelo menos, um… mas garantimos que vai ser impossível! Gostou das nossas dicas?

E para sua viagem ficar completa e muito confortável, você pode se hospedar no Travel Inn Axten Caxias do Sul que conta com restaurante para visitantes e hóspedes e está localizado em Caxias do Sul ( R. Carlos Cesa, 51 – Sanvitto, Caxias do Sul – RS, 95110-258). Equipado com bar, recepção 24 horas, espaço kids e Wi-Fi gratuito em todos os ambientes, além de piscina coberta aquecida, academia e linda vista da cidade. Você também pode se hospedar no novíssimo Travel Inn Axten Antônio Prado (R. do Centro de Eventos, n°2 – Antônio Prado, RS, 95250-000), localizado no alto da mais bela colina de Antônio Prado, a cidade mais italiana do Brasil. Um hotel perfeito para quem busca relaxar em conexão com a natureza ou busca um clima romântico, com locais ao ar livre para uma caminhada ou piquenique, se deliciar com os sabores coloniais, conhecer os costumes herdados da imigração italiana, além das belas paisagens do interior da Serra Gaúcha.

Serviço:

Travel Inn Axten Caxias do Sul e Travel Inn Axten Antonio Prado

Mais informaçõeswww.travelinn.com.br – Tel.:  0800 773 3300

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *