APAIXONADO POR IGREJAS? A SERRA GAÚCHA É O SEU LUGAR!

Igreja de São Pelegrino - Imagem Acervo Secretaria de Turismo de Caxias do Sul

Se você é daqueles turistas que ama visitar centros históricos e, principalmente, conhecer as igrejas locais, suas arquiteturas e histórias, diga “Amém”! A Serra Gaúcha é repleta dessas relíquias repletas de história e arte. Em cada cidade da região, sejam nas grandes ou nas mais pequeninas, de cultura italiana ou alemã, você vai encontrar edificações que valem a visita, sem sombra de dúvidas.

E hoje vamos mostrar um pouco das igrejas católicas de Caxias do Sul, segunda maior cidade do estado, e que, apesar de não ser a cidade mais antiga, foi o local onde se estabeleceram as primeiras comunidades católicas e, por consequência, é onde está uma grande quantidade de igrejas e capelas típicas, que lembram a arquitetura europeia. Se você vai visitar a Serra Gaúcha e deseja fazer um tour por essas edificações, confira a rota obrigatória de igrejas para visitar, com um pouco da história de cada uma delas:

Igreja de São Pelegrino:

A mais famosa de todas e, também, a mais visitada em Caxias do Sul. Isso porque, em seu interior, há pinturas de ninguém menos do que o renomado Aldo Locatelli, pintor ítalo-brasileiro de grande influência renascentista, que nasceu em Bérgamo e se erradicou em Pelotas/RS, na década de 40. No teto da igreja, você poderá apreciar seus magníficos e imponentes afrescos detalhados, como o Juízo Final, a Criação do Cosmos, a Criação da Mulher, a Desobediência e o Julgamento, além de outras simbologias representadas pelo artista por toda a igreja, como a Via-sacra e suas estações. Um verdadeiro museu histórico em Caxias do Sul, a igreja de São Pelegrino também conta com uma réplica da famosa La Pietá, esculpida por Michelângelo e cujo original está no Vaticano. Este exemplar da Serra Gaúcha foi um presente do Papa Paulo VI, no centenário da imigração italiana em 1975. A Igreja de São Pelegrino conta ainda com portas em bronze, esculpidas por Augusto Murer, de Belluno, Itália, além de uma imponente arquitetura, que ganha destaque na paisagem da região central de Caxias do Sul.

Catedral Santa Tereza:

Padroeira de Caxias do Sul, a santa, que já nominou a cidade, dá personalidade à igreja mais importante da cidade, a Catedral Diocesana, localizada bem no centro da cidade, em frente à Praça Dante Allighieri. Com uma arquitetura belíssima, a igreja foi inspirada na Basílica Santo Antônio, de Bolonha, Itália. Os vitrais, que reproduzem santos venerados pelos fiéis, ganham destaque pelas cores e pela perfeição das formas. A igreja também possui um grande campanário, uma torre de sino típica do sul da Itália e muito encontrada no interior da Serra Gaúcha.

Igreja Santo Sepulcro:

Embora se trate de uma igreja pequena em tamanho, ela é uma das construções mais grandiosas e antigas da área central de Caxias do Sul, apresentando uma arquitetura ímpar. A igrejinha, embora em menor proporção, também possui um painel de afrescos pintados por Aldo Locatelli. Por se tratar de uma construção mais intimista e charmosa, ela é muito procurada para cerimônias de casamentos.

Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio:

Embora esta igreja se localize no município de Farroupilha, vizinho de Caxias do Sul, não podemos deixá-la de fora, pois compõe parte importante da história da Serra Gaúcha. Ela fica a apenas 23km do centro de Caxias do Sul e é palco de uma grande peregrinação anual de caxienses e moradores da região. No dia 26 de Maio, aniversário do Santuário de Caravaggio, é feriado nas duas cidades da Serra Gaúcha (Caxias do Sul e Farroupilha e Canela), e milhares de fiéis realizam a romaria a pé, de suas cidades a Farroupilha, e lotam os espaços da igreja para suas demonstrações de fé. O Santuário de N. Sra. de Caravaggio fica no alto de um morro, em meio a uma linda paisagem. Ao lado da igreja principal, você ainda pode visitar a primeira capela, construída em 1879 para receber os católicos e onde, hoje, estão expostas as histórias, cartas e registros dos milagres realizados pela Santa.

Existem muitas outras igrejas em Caxias do Sul e região. As capelas localizadas no interior da cidade também fazem parte do roteiro turístico, principalmente pela conservação, características históricas e pelas paisagens que as cercam. Vale realçar construções como a Capela Nossa Senhora da Roca, Capela Santo Agostinho, Capela São Nicolao, Capela Nossa Senhora de Loreto, Capela Monte Bérico, dentre outras centenas que embelezam a região com suas arquiteturas pitorescas e nostálgicas.

E, se depois de ler isso, você já decidiu que este será seu próximo destino, escolha o Travel Inn Axten Caxias do Sul para se hospedar e ter momentos relaxantes e de descanso após visitar tantas igrejas. No Travel Inn Axten Caxias do Sul você conta com excelentes acomodações, piscinas térmicas adulto e infantil, sauna, academia, adega e restaurante. E, se ainda sobrar gás para fazer umas comprinhas, o hotel está localizado ao lado do maior Shopping da cidade, o Villagio Caxias.

Serviço:

Travel Inn Axten Caxias do Sul e Axten Antonio Prado

Mais informaçõeswww.travelinn.com.br – Tel.:  0800 773 3300

Foto ilustração: Igreja de São Pelegrino – Acervo Secretaria de Turismo de Caxias do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *