UVA, VINHO E TRADIÇÃO: FESTA DA UVA E FESTA DAS COLHEITAS

Caxias do Sul, berço de tradições e da cultura italiana, é palco de duas festas grandiosas, que celebram as riquezas da terra e a herança deixada pelos imigrantes italianos fundadores desta cidade da Serra Gaúcha.  Hoje, o Travel Inn Axten Caxias do Sul vai te contar sobre as maravilhas destas festas saborosas e divertidas que movimentam o país todo:

A Festa Nacional da Uva e a Festa da Colheita são eventos que agitam o turismo no verão gaúcho, movimentam o comércio e a indústria e proporcionam experiências incríveis, que misturam cultura, gastronomia, enoturismo e muito mais, resgatando a essência das tradições locais.

O evento, que ocorrerá de 15 de fevereiro a 3 de março, é um dos mais emblemáticos de Caxias do Sul, celebrando a colheita das uvas e a tradição vitivinícola da região. Realizada a cada dois anos, a festa recria a atmosfera dos antigos rituais de colheita por meio de desfiles, apresentações culturais, gincanas e a tradicional pisa da uva. Os visitantes têm a oportunidade de degustar vinhos premiados, saborear iguarias e vinhos locais e vivenciar a alegria contagiante dos caxienses durante este período festivo. Além disso, uma agenda de shows de cantores nacionais fazem parte da festa. Nesta edição de 2024,  já estão confirmados: Ana Castela; Filipi Ret + MC Cabelinho Orochi + Chefin; Bruno & Marrone e Raça Negra.

Acervo da Prefeitura de Caxias do Sul

Mas a Festa Nacional da Uva não se trata somente disso: o evento, que ocorre nos Pavilhões da Festa da Uva e recebe turistas e empresários de toda a América Latina, oferecendo uma grande feira aos visitantes, com artigos que contemplam desde artesanatos locais, roupas e acessórios até exposições industriais de grande porte, como das empresas caxienses Marcopolo e Randon, que atendem ao mundo todo. Isso tudo promove uma grande oportunidade de networking e geração de negócios para todo o país.

Já, a Festa da Colheita é um evento que perdura por toda a época de safra e que vai além da celebração da agricultura; é uma homenagem à terra, aos agricultores e ao ciclo da uva. Realizada anualmente, a festa destaca a importância da colheita para a comunidade, conectando as pessoas ao trabalho árduo dos agricultores locais. Com feiras de produtos frescos, exposições agrícolas, gastronomias típicas italianas e roteiros turísticos revigorados, a Festa da Colheita promove a valorização dos alimentos cultivados na região e fortalece os laços entre campo e cidade.

Adega do Travel Inn Axten Caxias do Sul

E se você quiser aproveitar o melhor da Serra Gaúcha durante as festas com um excelente custo-benefício, garanta sua hospedagem no Travel Inn Axten Caxias do Sul, que oferece todo o conforto, estrutura de lazer completa e localização estratégica: a minutos do aeroporto e dos Pavilhões da Festa da Uva.

            Acesse https://www.travelinn.com.br/caxiasdosul/ e garanta sua reserva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *