TURISMO EUROPEU NO BRASIL? É POSSÍVEL, NA SERRA GAÚCHA

Caminhos da Colônia

Se você ama e sonha em conhecer lindas paisagens europeias, saiba que é possível, sim, viver uma experiência de turismo europeu completa sem sair do Brasil, com paisagens idênticas e culturas italianíssimas. Para isso, basta percorrer os Caminhos da Colônia na Serra Gaúcha! Saindo do Travel Inn Axten Caxias do Sul, o trajeto tem aproximadamente 35 km, com início em um City Tour em Caxias do Sul e continuando nos lugares mais interioranos (colônias), que formam o roteiro mais visitado da Serra Gaúcha.

Caxias do Sul é uma cidade industrial e de colonização italiana, onde você poderá contemplar, por meio da sua arquitetura, toda a cultura e as raízes da sua história. Rodeada de belíssimas igrejas, que compõem os maiores pontos turísticos locais, a segunda maior cidade do RS possui, também, muitos museus para visitação e restaurantes para todos os gostos, porém os que ganham destaque são os inúmeros que oferecem gastronomia gaúcha (churrascarias) e italianas (galeterias, pizzarias etc.).

Saindo do centro urbano, você percorre a Serra Gaúcha pelos verdadeiros Caminhos da Colônia, onde as paisagens são compostas por inúmeros parreirais de onde são colhidas as diversas variedades de uva para a fabricação de vinhos e espumantes das melhores vinícolas do país. Um cenário inigualável no Brasil, principalmente no inverno, quando a geada (às vezes neve) e o clima matinal acrescentam tons que compõem cenários verdadeiramente românticos. É nessa rota também que você pode se divertir no Turismo Rural, uma vivência no universo colonial italiano, onde você vai mergulhar na cultura dos imigrantes locais, por meio dos seus artesanatos, canções, histórias e tradições das comunidades, e conhecer a identidade da cultura da imigração italiana preservada em ambiente rural.

Na localidade de Otávio Rocha, que integra a rota Caminhos da Colônia, você poderá visitar o Casarão dos Veronese, o único do estado tombado pela área de imigração italiana, processo que teve início em 1974. Já Santa Justina ganhou fama pelas festas comunitárias e atividades de confraternização e lazer. O caminho, que passa também por Flores da Cunha, contempla pequenas fábricas de pipas, moinhos antigos, grutas, capelas e belíssimas paisagens em um universo integrado com muita cultura, arquitetura, paisagens típicas e únicas no Brasil, inúmeras vinícolas e, claro, a melhor gastronomia italiana que você já provou. Muitas destas vinícolas produzem vinhos e espumantes premiados mundialmente. O clima da Serra Gaúcha proporciona o terroir perfeito para cultivo de videiras, desde as variedades mais comuns da uva até as mais exóticas. E sim, você pode visitá-las, degustar os vinhos e comprar o seu preferido em meio ao clima romântico da serra.

Da uva também é feita a geleia (ou chimia), que você pode adquirir nas vendas e nos restaurantes espalhados pelos Caminhos da Colônia. E não é só isso: outros sabores de geleias, agnoline (também conhecido como capeletti), pão colonial, queijos diversos, salame, copa,  iguarias como tortéis e raviólis, sucos de uva e outras receitas da gastronomia italiana de muita qualidade e que só são encontradas na Serra Gaúcha.

Mas é impossível passar por todos esses caminhos sem dar aquela paradinha para apreciar a excelência da gastronomia italiana. Nesse roteiro, você vai encontrar os melhores restaurantes italianos do país (há quem diga que a culinária italiana/gaúcha é superior a da própria Itália). É importante dar uma pausa para descansar e “jiboiar” depois da refeição, porque é “comida que não acaba nunca” e, com certeza, você não vai conseguir resistir. Aproveite o cenário para caminhar entre as parreiras e desfrutar a beleza da paisagem, quem sabe, ao som de uma Tarantela.

Depois de curtir o destino mais europeu do país, nada melhor do que poder relaxar no Travel Inn Axten Caxias do Sul, que oferece acomodações premiuns para você descansar com muito conforto. E se exagerou na “comilança”, não se preocupe, você pode fazer uma sauna, curtir a piscina aquecida ou, ainda, malhar na academia. E, para fechar o dia com chave de ouro, você ainda pode degustar vinhos deliciosos na adega do Travel Inn Axten Caxias do Sul.

Serviço:

Travel Inn Axten Caxias do Sul

Mais informaçõeshttps://www.travelinn.com.br/caxiasdosul/  – Tel.:  0800 773 3300

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *