CONHEÇA A TRADIÇÃO GAÚCHA NA SERRA

Bah! Te aprochega, que a dica de hoje do Travel Inn Axten Caxias do Sul é mais quente que chimarrão pelando, mais feliz que mosca em tampa de xarope, mais por dentro que agente de funerária… Entendeu? Não? A gente explica. Essas são as famosas frases comparativas que todo gaúcho adora! E como vai começar a Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul, vamos falar um pouco sobre os CTGs (Centros de Tradição Gaúcha), suas festas e comemorações que homenageiam estes viventes de todas as querências do Sul.

Quando falamos em gaúcho, logo nos vem à mente a figura do homem pilchado e da prenda com seu vestido longo, andando a cavalo pelos campos dos pampas. Mas esta tradição se espalha em todos os cantos do estado, até mesmo na Serra Gaúcha, onde as culturas italiana e alemã se misturam com o legado gaúcho.  Em vários locais serranos é comum ver pessoas tomando chimarrão pela manhã e um vinho com polenta no almoço, por exemplo. Os Campos de Cima da Serra, a apenas 100 km do Travel Inn Axten Caxias do Sul, também se confundem com as paisagens dos pampas gaúchos e oferecem cenários únicos, como os cânions exuberantes e as cachoeiras maravilhosas e são perfeitos para se visitar nesta época.  E é essa riqueza de culturas unificadas que se comemora no dia 20 de setembro, quando é feriado em todo o Rio Grande do Sul.

O país inteiro acumula um total aproximado de três mil CTGs distribuídos em diversas regiões do Brasil. Só no RS são quase dois mil CTGs, sendo mais de 70 em Caxias do Sul. Mas o que tanto se faz em um CTG? Tudo o que vem reiterar esta cultura tão rica, desde os bailes com danças típicas (chula, xote, vanerão, milonga) com suas vestimentas incorporadas (bombacha; lenço, chapéu, botas, esporas, guaiaca etc.) até uma churrascada, rodeios, acampamentos farroupilhas, rodas de conversa e muito mais.

Quem já visitou um CTG sabe do que estamos falando. Imagine chegar em uma dessas festas, e o cheiro do churrasco na brasa tomar conta de você. É como se a própria essência da tradição gaúcha estivesse no ar, dançando ao som de acordeões e violões. Tudo isso ao som da famosa rancheira, como são chamadas as músicas gaúchas, e com apresentações espetaculares de chula, dança típica em que os gaúchos coreografam um sapateado coordenado em um desafio aos arredores de uma lança (vara de madeira), entre outras apresentações de trovas, gaitas, danças etc.

E, claro, precisamos mencionar o chimarrão, que nunca pode faltar. Este companheiro fiel que acompanha a gauchada em todas as rodas de conversa. É quase como se fosse um símbolo da hospitalidade gaúcha: quando alguém te oferece um mate, está te convidando a compartilhar não apenas a bebida, mas também um pedaço de sua cultura e amizade.

Na Serra Gaúcha, os CTGs são mais do que clubes, são lares para aqueles que carregam a chama da tradição no coração. E, quando você visita um deles, está participando de uma festa que celebra não apenas o passado, mas também o presente e o futuro de uma cultura rica e forte.

Se você ainda não teve a oportunidade de experimentar o 20 de setembro na Serra Gaúcha, coloque sua pilcha, calce suas botas e venha dançar, cantar e tomar um chima. Então, depois desta baita dica, tu não vai ficar aí olhando só de revesgueio, né? Deixa de trova e venha com a gente tomar um mate e lagartear no parque. Vai ser tri massa!

 Te aligeira e garanta tua estada.

Acesse https://www.travelinn.com.br/caxiasdosul/

Reservas feitas pelo site têm 10% de desconto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *